dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
Algas  
Macroalgas: mais 20% na rentabilidade de fazendas marinhas
Vegetal marinho produz gelatina de carragenana e ainda melhora a qualidade da água para os moluscos
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir Ficha
Juliana Royo
16/03/2010

Os maricultores de Santa Catarina podem contar com uma opção extra de renda e trabalho. Além das ostras e mexilhões, poderão cultivar a macroalga, que está em ascedência no mercado brasileiro. A gelatina de carragenana, derivada da macroalga, é importante para indústrias farmacêutica, alimentícia e cosmética. Ela está presente em diversos produtos como cremes, batons, sorvetes, tintas, enlatados, embutidos.

O mercado mundial de macroalgas movimenta, anualmente, cerca de R$ 1 bilhão. Só o Brasil importa R$ 13 milhões da gelatina, mas pode mudar este quadro de importações. Como os países asiáticos, principais produtores de macroalga, estão sendo muito afetados com problemas naturais, como tsunamis, o cultivo do vegetal marinho na Ásia está passando por dificuldades, o que abre caminho para o Brasil se destacar no setor, como explica o pesquisador Alex Alves dos Santos, da Epagri.

— A macroalga já é cultivada em São Paulo e no Rio de Janeiro e nós estamos trazendo o cultivo para observar o crescimento dela aqui em Santa Catarina. O nosso receio era que ele não respondesse bem no crescimento porque as nossas águas são mais frias do que o litoral paulista e fluminense, mas tivemos bastante sorte e ela se adaptou muito bem ao sul do país. O mundo está com a atenção voltada para o Brasil, na produção desta alga, por causa dos problemas que estão acontecendo na Ásia. É um mercado importante que abre mais um caminho para os maricultores brasileiros — comemora Santos.

Como o projeto das macroagas no sul tem relativamente pouco tempo (dois anos), os resultados em relação a ganhos financeiros ainda não podem ser conclusivos, mas o que está acontecendo até agora é que a rentabilidade das fazendas marinhas têm aumentado em 20% com o cultivo da alga. A recomendação é que ela seja cultivada juntamente com os moluscos, pois a alga melhora a qualidade da água para eles.

— Os vegetais marinhos são fáceis de serem cultivados. Imaginamos que eles sejam cultivados em consórcio com os moluscos, porque no momento em que as algas marinhas conseguem melhorar a qualidade da água porque extraem o excesso de nitrogênio e fósforo e usam estes nutrientes para aumentar sua biomassa — explica.

Outro benefício da atuação das macroalgas em conjunto com as ostras e mexilhões é o combate à maré vermelha. Como a macroalga compete por alimento com as microalgas (causadoras das marés vermelhas), o fenômeno, que causa prejuízo aos maricultores, será menos frequente em decorrência desta competição por nutrientes.

Com ótimos resultados obtidos, o próximo passo do projeto é estendê-lo para outros nove municípios do litoral de Santa Catarina, de São francisco do Sul até Palhoça. Segundo o pesquisador Alex Alves dos Santos, só falta a liberação do Ibama e do Ministério da Pesca e Agricultura.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Maricultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada